quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Especial S&J: Seriado Sandy & Junior

O programa, protagonizado pelos irmãos e cantores Sandy e Junior, traz o universo de um colégio, mostrando as aventuras, encontros e desencontros, romances e conflitos de uma turma de adolescentes. Além da dupla, o elenco conta com Wagner Santisteban (Basílio), Paulo Vilhena (Gustavo), Fernanda Paes Leme (Patty), Camila dos Anjos (Bebel), entre outros.

Trama / Personagens:

- Fenômeno da música pop brasileira, com dezenas de aparições em especiais musicais e programas de auditório, Sandy e Junior estreavam como atores neste seriado que contava com humor, romance e música as aventuras de uma turma de jovens amigos adolescentes. Cada episódio era pontuado por números musicais da dupla ou de artistas convidados e encerrado com um videoclipe relacionado à história.

- A ação de Sandy & Junior se passa no colégio Cema – Centro Educacional Mário de Andrade, em São Paulo. Sandy é uma das figuras mais populares da escola e uma espécie de líder dos alunos, por conta da inteligência e do seu temperamento meigo e conciliador. Junior é o irmão solidário e articulado. Apaixonado por música, ele toca bateria numa banda e é o DJ da emissora de rádio do colégio, a Rádio Dez.

- Entre a turma de amigos que estudam no Cema estão: Gustavo (Paulo Vilhena), o garoto mais cobiçado do colégio, que se apaixona por Sandy; Patty (Fernanda Paes Leme), uma patricinha mimada, porém simpática e solidária; e o tímido Basílio (Wagner Santisteban). O grande vilão do seriado é o bad boy Boca (Igor Cotrin), que lidera uma gangue de alunos-problema da escola. Boca se sente ameaçado pela popularidade de Sandy e Júnior, e faz tudo o que pode para prejudicar e manchar a reputação dos irmãos. Com o tempo, Boca se revela apaixonado por Sandy, mas sem coragem de admitir.

- Em 2000, dois novos personagens foram inseridos no seriado: a dupla Talita (Talita Cantori) e Duda (Vitor Morosini), alunos do ensino fundamental. - A equipe de professores do Cema, comandados pelo diretor Camilo (Geraldo Blota Filho), o grande aliado dos alunos, também tem participação bem ativa na trama. Alguns professores eram mais liberais, como Rebeca (Adriana Lodoño), e outros mais exigentes, como Elvira (Cidinha Milan).

- De março a junho de 2001, Sandy conciliou as gravações do seriado com as da novela Estrela-guia, na qual interpretava a protagonista Cristal. Entram novos personagens nessa temporada, e Junior ganha um par romântico: a bela Carol (Paula Picarelli), que ele conhece durante os ensaios de uma peça dirigida por Sandy. A moça é irmã de Alvinho (Fausto Maule), um jovem mau-caráter que tem uma queda por Sandy. Uma das amigas de Sandy nessa fase é Clara (Marie Catarina de Lanna) e, entre os novos professores, estão Lola (Gabriela Rea) e Borborema (Luís Serra).

- Os episódios do seriado retratavam o cotidiano e os conflitos característicos do adolescente. O capítulo Daqui para frente tudo vai ser diferente falava da preocupação com o vestibular, enquanto Quando é preciso ser homem mostrava como é difícil a saída da casa dos pais, quando Gustavo vira líder do grêmio estudantil do Cema e decide morar sozinho.

- Na temporada de 2002, Sandy & Junior passou por uma reformulação. Os dois irmãos entraram para a universidade – ela faz psicologia; ele, música – e, como na vida real, se tornaram artistas famosos. A ação passa a ocorrer em um condomínio no Rio de Janeiro, onde moram os dois irmãos e alguns dos amigos dos tempos de colégio, como Basílio e Patty.

- Patty agora divide um apartamento com as amigas Bete (Karina Dohlme) e Bebel (Camila dos Anjos). Basílio mora no Detonação, um espaço alternativo, misto de centro cultural e bar, do qual é proprietário – em sociedade com Sandy e Junior – e onde promove shows, palestras e exposições.

- Outro cenário fixo nessa fase é a academia de dança onde Sandy tem aulas. Esse núcleo reunia personagens como a professora Olga (Ariclê Peres), ex-primeira bailarina e dona da academia; os colegas João Pedro (Eric Marmo), garçom do Detonação e novo par romântico da heroína; e os irmãos Toni (Edward Boggis), Nico (André Cursino) e Yoko (Danielle Suzuki), filhos do mesmo pai com três mães diferentes.

Produção:

- Na primeira temporada, a maioria das cenas de Sandy & Junior eram realizadas no Liceu Salesiano, em Campinas. Com a mudança dos personagens para a faculdade, as gravações passaram a ser realizadas nos estúdios do Projac, no Rio.

Curiosidades:

- O piloto de Sandy & Junior foi ao ar como um especial de fim de ano, em dezembro de 1998. A partir de abril do ano seguinte, o seriado passou a ser exibido semanalmente.

- O seriado procurava abrir espaço para jovens talentos da música. As bandas que se apresentavam no Detonação, por exemplo, eram formadas por músicos novatos.

Redação: Adriana Avellar, Sarah Lavigne e Thiago Marinho, Charles Peixoto, Manuela Dias e Thereza Falcão
Redação final: Maria Carmem Barbosa, Ronaldo Santos
Direção Geral: Paulo Silvestrini Direção: João Camargo, Tininha Araújo
Direção de Produção: Guilherme Bokel
Período de exibição: 11/04/1999 a 03/2003
Número de episódios: 114
Elenco: Adriana Londoño, Adriano de Jesus, Aline Ortolan, André Cursino, Andréa Bassit, Ariclê Perez, Blota Filho, Bruna Thedy, Camila dos Anjos, Carmem Lu de Mendonça, Celso Bernini, Cidinha Milan, Cíntia Rosa, Daniel Del Sarto, Daniele Suzuki, Douglas Aguilar, Edward Boggins, Erik Marmo, Fábio Azevedo, Fausto Maule, Fernanda Paes Leme, Gabriela Rea, Gisela Marques, Graziella Schmitt, Guilherme Pieri, Igor Cotrim, Ivan de Almeida, José Trassi, Juliana Knust, Junior Lima, Karina Dohme, Letícia Colin, Lozzi, Luís Serra, Márcia Manfredini, Marcos D’Amigo, Marcos Mion, Mariana Ximenes, Marie Catarine, Pachecão, Paula Picarelli, Patrícia Lucchesi, Paulo Vilhena, Sandy Leah, Sidney Sampaio, Tales Vinícius, Talita Cantori, Tatyane Goulart, Umberto Magnani, Wagner Santisteban, Vítor Morosini.

Fonte: Memória Globo

2 comentários:

Mariana Cavalcante disse...

Engraçado... outro dia eu tava me lembrando do Especial, que eu acho que foi em 1998! Um blog aí fez um post falando disso, eu tô com o link aqui: http://besteirasdebestabestificante.blogspot.com.br/2013/12/ha-15-anos-ia-ao-ar-o-episodio-piloto.html

4 de janeiro de 2014 às 10:03
Unknown disse...

Velho eu amava e amo até hj pé está passando de novo no viva e também, hj eu estudo no liceu a quase 15 anos pois eu entrei lá no infantil 2 e hj eu to na faculdade então quer dizer oq eu respiro o mesmo ar que eles respiravam a 15 anos já......mesmo assim obg Sandy e Junior.......de paixão obg mesmo....por ter dado esse exemplo de pessoa para mim..........bjs......Heloisa Ximenes

20 de março de 2016 às 13:48

Postar um comentário